• Cirurgias
  • Por Dra. Ana Carolina P. de Sousa
  • 14 de fevereiro de 2024
  • 202

A doença hemorroidária é um problema bastante comum, que afeta metade da população brasileira, segundo a Organização Mundial da Saúde.

É uma doença curável, cujos tratamentos podem variar.

Em alguns casos, a cirurgia é a opção mais indicada.

Existem diversos tipos de procedimentos cirúrgicos disponíveis, incluindo a cirurgia minimamente invasiva, que traz diversos benefícios para os pacientes.

O que é a cirurgia minimamente invasiva para hemorroidas?

A cirurgia minimamente invasiva para hemorroidas tem como característica principal a menor agressão aos tecidos a fim de provocar menos danos ao paciente.

É realizada por meio de pequenas incisões (em alguns casos, não há cortes) e instrumentos cirúrgicos especiais.

Veja a seguir as principais vantagens desse tipo de cirurgia.

10 vantagens da cirurgia minimamente invasiva para hemorroidas

Cada técnica cirúrgica possui suas características e benefícios específicos. Mas, no geral, as cirurgias minimamente invasivas apresentam as mesmas vantagens:

1. Menos dor e mais conforto no pós-operatório

Por ser um procedimento que agride menos o corpo e o organismo do paciente, a cirurgia minimamente invasiva reduz significativamente as dores e o desconforto no pós-operatório.  Dependendo da técnica utilizada, há ainda menos invasão, como a desarterialização hemorroidária, que é uma cirurgia sem cortes.

2. Recuperação mais rápida

Como a cirurgia minimamente invasiva provoca menos danos à integridade física do paciente, a recuperação costuma ser mais rápida. Em poucos dias, o paciente já retoma as condições normais. No entanto, é importante considerar que o período de recuperação pode variar de acordo com as características de cada indivíduo.

3. Retorno mais rápido às atividades habituais

Consequência da recuperação mais rápida, o retorno às atividades habituais também acontece em menos tempo. Há casos em que o paciente está apto a voltar ao trabalho em cerca de uma semana. No entanto, é importante considerar que o período de recuperação pode variar de acordo com as características de cada indivíduo.

4. Alta hospitalar mais precoce

Dependendo do método utilizado e do problema tratado, o paciente pode receber alta no mesmo dia da cirurgia. Em casos mais complexos, o tempo de permanência também é pequeno. Em média, o paciente permanece 24h internado.

5. Melhor resultado estético

Com as cirurgias minimamente invasivas, as incisões têm poucos centímetros. Dessa forma, a cicatriz fica bastante sutil, promovendo um melhor resultado estético ao paciente. Além disso, há procedimentos específicos para ajudar a melhorar a aparência, além de corrigir o problema apresentado.

6. Menor risco de infecções

Como as incisões costumam ser pequenas e a área “aberta” é menor, o risco de infecções também é reduzido. Outra razão para diminuir a incidência de processos infecciosos é o tempo de exposição da ferida, que é menor em relação a métodos tradicionais. 

7. Menor perda de sangue

Além de diminuir o risco de infecções, os procedimentos minimamente invasivos também provocam menos sangramento, uma vez que as incisões são pequenas e o controle dos vasos sanguíneos é mais eficaz devido aos aparelhos utilizados.

8. Melhor resposta imunológica

Cortes extensos, sangramento e aumento da exposição da ferida são alguns dos fatores causadores de infecções em cirurgias. No caso das cirurgias minimamente invasivas, que não agridem o organismo da mesma forma que os procedimentos tradicionais, a resposta imunológica é menos enfraquecida. 

9. Maior precisão

As cirurgias minimamente invasivas são muito modernas e tecnológicas. Alguns aparelhos e instrumentos permitem uma excelente visualização dos órgãos através de câmeras de alta qualidade. É possível ter uma visibilidade ainda melhor do que se a área operada estivesse exposta a olho nu.

10. Redução de traumas nas estruturas e órgãos

Com o auxílio dos equipamentos, o cirurgião é capaz de observar de forma clara estruturas anatômicas e atuar somente no que é preciso, sem impactar outras regiões.

Conclusão

Como vimos, a cirurgia minimamente invasiva para hemorroidas é um procedimento que traz inúmeras vantagens, sobretudo em relação às técnicas mais tradicionais.

Há vários métodos que podem ser aplicados. A decisão do procedimento cirúrgico ideal é feita em conjunto entre médico e paciente a partir do resultado da avaliação e de eventuais exames complementares.

Se você precisa realizar uma cirurgia de hemorroidas ou está buscando outro tipo de tratamento, agende a sua consulta através do botão do WhatsApp!