
- Cirurgias
-
Por Dra. Ana Carolina P. de Sousa
A cirurgia para fístula anal é, na maioria das vezes, o tratamento mais indicado para resolver o problema de forma eficaz.
As fístulas anais são canais infeccionados que conectam o reto à pele ao redor do ânus.
Elas geralmente surgem após abscessos perianais, mas também podem ocorrer em pessoas com doenças inflamatórias intestinais, como a Doença de Crohn.
Os sintomas mais comuns incluem dor e eliminação de secreção purulenta pela região anal.
O diagnóstico é feito pelo proctologista por meio de exame clínico. Em algumas situações, exames como ressonância magnética da pelve e ultrassom endoanal podem ser necessários para uma avaliação mais detalhada.
Após a confirmação do diagnóstico, avalia-se as opções de tratamento, e uma das técnicas cirúrgicas que pode ser aplicada é a VAAFT.
A seguir, explico mais sobre ela.
VAAFT para Tratar Fístula Anal
VAAFT (Video Assisted Anal Fistula Treatment) é uma técnica moderna e segura utilizada para tratar fístulas anais complexas.
É um procedimento minimamente invasivo que permite a visualização interna do trajeto da fístula com uma câmera de pequeno diâmetro.
Após localizar e identificar o problema, o cirurgião proctologista remove os tecidos inflamados, limpa a área interna e realiza o fechamento do trajeto para impedir novas infecções.
Durante a cirurgia, vários instrumentos específicos são usados além da câmera, como escova de limpeza, pinça de preensão, eletrodo de cauterização, sondas, dilatadores, dentre outros.
Benefícios da VAAFT no Tratamento de Fístula Anal
A VAAFT ajuda a reduzir o risco de incontinência fecal e lesões cirúrgicas perianais.
Além disso, a técnica tem se mostrado muito eficaz, com boas taxas de sucesso, o que é especialmente importante, pois a fístula anal é um problema desafiador de tratar, com risco significativo de recidiva.
Por ser uma técnica cirúrgica minimamente invasiva, o paciente que se submete à VAAFT pode se beneficiar em vários aspectos, como:
- Redução da perda de sangue
- Menos impacto no tecido durante a cirurgia
- Visualização aprimorada da área operada
- Resultado estético superior
- Risco reduzido de infecções
- Tempo de internação mais curto
- Recuperação pós-operatória mais rápida e confortável.
Outras Opções de Tratamento para Fístula Anal
Após o diagnóstico do problema, o médico coloproctologista irá determinar, junto com o paciente, a abordagem mais recomendada para o caso.
Se a VAAFT não for uma indicação, outras opções podem ser discutidas, como:
Fistulectomia em 2 tempos
Para fístulas mais simples, esta técnica pode ser aplicada. No primeiro tempo (etapa), coloca-se uma espécie de fio para estimular a formação de tecido fibrótico local. Depois de semanas, no segundo tempo, o fio é retirado para finalizar o tratamento.
Laser diodo
O laser diodo pode ser realizado para o tratamento de fístulas anais complexas. O procedimento visa cauterizar toda a parte interna dos túneis da fístula, preservando a musculatura esfincteriana e reduzindo o risco de incontinência.
LIFT
LIFT é uma sigla que significa “ligadura interesfincteriana do trajeto fistuloso”. Neste procedimento, voltado para fístulas anais complexas, o espaço interesfincteriano é dissecado, realizando-se a ligadura do trajeto fistuloso, visando a preservação da musculatura esfincteriana e a redução do risco de incontinência.
Conclusão
Hoje em dia, com a ajuda da tecnologia, é possível tratar fístulas anais de maneira segura e com alto índice de sucesso.
A VAAFT é um exemplo disso, uma vez que é pouco invasiva e eficaz.
Se você está sofrendo com fístulas anais ou precisa de uma avaliação para ter o seu diagnóstico, entre em contato e agende uma consulta com a Dra. Ana Carolina Pereira de Sousa.